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quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Graf Zeppelin no Recife


Marcelo Lins

Ao aproximar-se o fim de tarde da quinta feira 22 de maio de 1930 o Recife e Olinda encontravam-se em polvorosa, milhares de olhos vasculhavam o céu e o horizonte na expectativa de avistar os primeiros sinais do dirigível Graf Zeppelin em sua primeira viagem sul-americana. A população ansiosa apinhava-se nos tetos das casas, terraços e nos edifícios mais altos da cidade: Moinho Recife, no prédio do Diario de Pernambuco, no Hotel Central e mesmo perigosamente no alto da cúpula do Palácio da Justiça.

O Graf Zeppelin sobrevoa a Ilha de Santo Antônio, no Recife


A chegada do dirigível já era esperada há algumas semanas. O jornal Diario de Pernambuco em sua edição de 16 de abril reportava a celeridade das obras empreendidas no campo onde era erguida a torre para a amarração do Zeppelin nesta sua viagem de experiência. Toda de ferro, com 16 metros de altura, será colocada no centro dum circulo de 300 metros de raio, será a zona de permanência do dirigível.
A medida que o sol se punha, aumentava a expectativa da audiência espalhada pela cidade. Às 18 horas, uma mensagem do comandante Hugo Eckener informava chegarei pouco depois do pôr do sol. Quando as primeiras estrelas já brilhavam no firmamento, gritos ecoavam pela cidade É ele! É ele! quando um pequeno ponto luminoso surgiu quase imóvel no horizonte.
Por volta das 18 horas e 30 minutos, o D-LZ127 “Graf Zeppelin” sobrevoava as torres da catedral da Sé de Olinda. As luzes da cidade refletiam sobre a fuselagem prateado do dirigível com seus 236,6 metros de comprimento e 30 metros de altura (o Boeing 747-400 tem apenas 76,3 metros de comprimento e 19,4 metros de altura).
Ás 18 horas e 35 minutos o Zeppelin aterrissou no Campo do Jiquiá depois da longa vigem iniciada quatro dias antes (18/05/1930) na cidade de Friedrichshafen no sul da Alemanha, com uma parada em Sevilha na Espanha antes de iniciar a travessia atlântica.







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